terça-feira, 30 de julho de 2013

PRO DIA NASCER FELIZ





A história das nossas vidas é composta por inúmeros dias. Há dias de sol, há dias de chuva; há dias de extremo calor, há dias de intenso frio. Há dias em que acordamos radiantes e exultantes, há, todavia outros, em que adormecemos amargos, frustrados e tristes. Há dias de vitória e há dias de derrota. Há dias que somos os campeões da fé, há outros que estamos derrotados antes mesmo do início da batalha. “Há tempo para tudo debaixo do sol”, diz o sábio no livro de Eclesiastes. E ninguém passa a vida inteira sem se chocar com esta dialética da existência, com o sim e o não, com o posso e o não devo...

Todavia, em meio a esta tensão dialética muita gente vai criando uma espécie de casca, de couraça de tartaruga com a finalidade de se proteger das oscilações circunstanciais da existência. Se de um lado protege das variações, por outro lado, impede que a vida seja vivida na sua intensidade e plenitude, na sua surpreendente manifestação. Já vi gente enredomada por esta couraça e que perdeu a alegria de viver. A vida se tornou, neste caso, algo monótono, acinzentado, pardacento e sem graça. Perdeu o encanto, a magia de ser vida. Tornou-se um script previsível e rotineiro. Quase uma obrigação existir...

Cazuza cantava uma canção que dizia: “Pro dia nascer feliz, esta é a vida que eu quis...” Creio que não só o compositor da música queria isso, mas creio que há um exército de pessoas cambaleantes, enzumbizada, atrás deste dia que nasça feliz!

A Bíblia tem 1200 capítulos, o maior deles é o Salmo 119, e o Menor o Salmo 117. O capítulo do meio da Bíblia é o Salmo 118... e o autor deste texto, há séculos atrás dizia o segredo desta realidade: “Este é o dia que o Senhor fez; alegremo-nos e regozijemo-nos nele” (Sl 118.24).

Taí o segredo! Simples, mas verdadeiro. Saber que você está vivo porque Deus te deu mais um dia... “Oh happy day”! Que este não é mais um dia entre tantos outros. Este é o dia que o Senhor fez.! Que bom! Tudo que Deus fez é bom, diz a gênese bíblica. Por isso nos alegremos e regozijemos no dia e nos seu autor. Assim o dia sempre pode nascer feliz! 
(Texto de autoria do Pastor Carlos Orlandi - Igreja Presbiteriana Central de Curitiba/PR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar um recadinho...Assim que possível nos cpntactamos... Bjinhos, Deborah Rocha e Costa